Livros

Tumblr_mbyijo6ila1rhlbzbo1_500_large
The Hunger Games - Os Jogos da Fome - Vol.1
Em Chamas - Vol.2
A Revolta - Vol.3

É simples: viste o primeiro filme? Até gostaste... Estás a pensar se vale a pena ou não comprar os livros? Hell yes.



Título: "O Monte dos Vendavais"
Título Original: "Whuntering Heights"
Escritora: Emily Brontë

Já por várias vezes tinha ouvido falar deste livro e andava super curiosa para lê-lo, finalmente (e graças a ter que apresentar um livro na aula de Português...) consegui.
Este é o único livro da escritora Emily Brontë e a história passasse nos fins do séc. XVII, inícios do séc. XVIII, sendo um clássico da literatura inglesa, aconselhado pelo plano nacional de leitura aos alunos dos 10º, 11º e 12º anos.
Não vou fazer um resumo do livro, pois assim ficariam a saber como termina a história e não é isso que se pretende... O que quero mesmo é que leiam o livro e me deiam a vossa opinião :) Portanto aqui fica a sinopse:

"O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura."

Pessoalmente eu gostei do livro, no entanto achei-o um pouco violento. As personagens, principalmente Heathcliff, são muito mesquinhas e violentas umas para as outras.
A personagem que sobressai mais é Chatherine Earnshaw (mãe), no entanto simpatizei mais com a governanta da família, Miss Dean, pois era a personagem mais simpática e carinhosa.
E pronto, basicamente esta é a minha opinião do livro :) Agradecia que quem já leu me dissesse a sua opinião, seja esta igual ou diferente da minha. Quanto a quem não leu, acho que, embora o livro, tal como eu disse, seja um pouco violente, deviam ler, porque a história é interessante e faz-nos pensar um pouco na nossa sociedade.
Para quem gostar mais de filmes, o livro tem, penso que dois filmes, um deles com Ralph Fiennes (que interpreta Voldmort no Harry Potter) e Juliette Binoche (que tem o papel de Vienne no filme Chocolate, o qual também tem um livro, que ainda não consegui acabar, mas que até agora está a ser muito giro).
Aqui fica o trailler do filme:




Título: "A Abadia de Northanger"
Título Original: "Northanger's Abbey"
Escritora: Jane Austen


Simplesmente ADOREI o livro.
Jane Austen foi realmente uma escritora emblemática. Um marco para a literatura. Uma mulher com garra.
Fica aqui uma pequena biografia duma autora que marcou, e continua a marcar gerações, e também um pequeno resumo do livro.

Jane Austen foi uma escritora bastante importante durante o período do Romantismo (séc XIX). 
Considerada por muitos como pioneira de um novo estilo literário, uma vez que a escrita desta não se enquadrava nos romances dramáticos e arrebatadores que eram escritos na altura. 
A autora escrevia sobre o ser humano tal e qual como ele é, ou seja, não considerava os heróis ou heroínas das suas histórias perfeitos e sem defeito algum, tal como não considerava os seus vilões totalmente incapazes de demonstrar algum traço de humanidade.
Jane Austen é também considerada uma grande escritora pelo seu sentido de humor e pela apreciação critica que fazia à sociedade nos seus livros. 
Jane Austen, nascida ainda no séc. XVIII, recebe, portanto influências dos escritores desse tempo. Nomes como Fanny Burney, Edgeworth, Walpole, Cowper, Defoe, Samuel Johnson, John Milton, Alexander Pope, Samuel Richardson e Ann Radcliffe (a qual é referida inúmeras vezes neste livro - "A Abadia de Northanger").
Mas Jane Austen não se limitou a ser contagiada pelos grandes escritores da sua época. Ela contagiou e contagia ainda nos nossos dias milhares de pessoas que, tal como eu, não escaparam ao fascinio pela sua elequente forma de escrever. 
George Elliot, Henry James, Oscar Wilde, são alguns nomes de escritores bastante conhecidos que se deixaram influênciar por Jane Austen. Dos(as) escritores(as) de hoje em dia, que foram também envolvidos na teia de Austen, destacam-se os seguintes nomes: J.K. Rowling e Stephanie Meyer.


Quanto ao resumo do livro "A Abadia de Northanger" posso dizer que o livro retrata a história de uma rapariga de 16/17 anos, Catherine, proveniente de uma família com vários irmãos e irmãs, não muito abastada, mas que também não passava por dificuldades.
Catherine era uma rapariga muito ingénua, que ao longo da história vai desenvolvendo e apurando o seu sentido crítico e vai começar a perceber que nem tudo é o que parece.
Catherine apaixona-se por um rapaz, Henry Tinley e conhece várias pessoas durante a sua estadia numa cidade chamada Bath, das quais se destaca Eleanor Tinley, irmã de Henry, Isabella Thorpe, de quem fica muito amiga, mas com quem acaba por se desiludir; John Thorpe, irmão de Isabella, entre outros.
Durante este tempo enriquece também a sua relação com o seu irmão James.
A história é narrado pela escritora, que vai acabando por dar a sua opinião e vai criticando a sociedade, um traço bastante típico de Jane Austen.
Aconselho vivamente a lerem o livro, porque vale bastante a pena.


Título: "Filha do mar"
Título original: ---
Autora: Elizabeth Gilbert
Duas ilhas rivais. Uma heroína jovem e irresistível. Uma arrebatadora história de amor.

Bem, quando me ofereceram este livro, estava ansiosa por lê-lo pois pela contracapa achei que seria um grande romance repleto de aventuras e tudo o mais, no entanto devo confessar que fiquei um pouco desiludida com o o que encontrei nas páginas deste livro.
Elizabeth Gilbert é uma grande escritora e realmente pelo que já ouvi, o livro "Comer, orar, amar" parece-me ser interessante, no entanto devo admitir que "A filha do mar" não foi nem de perto nem de longe um dos melhores livros que já li.
A única parte de "romance" que vi no livro foi mesmo nas últimas páginas, quando Ruth, a personagem principal, faz amor com o seu suposto "amor", que apenas havia visto umas duas vezes antes disso, o que devo confessar que achei estranho.
A conclusão foi muito repentina, concordo plenamente com o que li nalguns blogues, que dizem que a autora parecia já estar "farta" de escrever e então arranjou um fim assim à pressa. Não quero dizer que o fim seja mau, apenas penso que deveria ter havido muito mais acção antes.
Embora tenha achado que a sinopse não está muito de acordio com o livro, aqui está ela:



"Se o livro de memórias Comer, Orar, Amar conquistou a crítica e milhões de leitores em todo o mundo, o primeiro romance de Elizabeth Gilbert, Filha do Mar, promete não se ficar por menos.

No livro a autora apresenta-nos uma jovem tão irreverente, destemida, inteligente e vencedora como a sua prosa. Filha do Mar é um Romeu e Julieta dos tempos modernos. Imagine uma comunidade de gananciosos pescadores em lutas territoriais pela pesca da lagosta, nas águas costeiras do Maine. Foi aqui que nasceu Ruth, a jovem de 18 anos que decide abandonar o colégio interno onde estuda para se juntar a estes "homens austeros". De volta às suas origens rurais, Ruth acaba não só por se envolver a fundo nas disputas da sua comunidade como se apaixona por um jovem e atraente pescador.

Amor e humor perpassam todo o livro."


Reading...




Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Open your mind. Let the words flow.